Medalha Silvio Viana

EGAL

Escola de Governo do Estado de Alagoas

A Medalha foi instituída em 2008, pelo Decreto nº 3.986, e se destina a agraciar e reconhecer o trabalho de destaque dos servidores públicos do quadro permanente de cargos do serviço civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas. A cada ano, dez servidores que se fizeram notar pelo zelo, dedicação e presteza no exercício de suas funções e nas causas de interesse público são foco de homenagens e valorização no evento.

Os critérios essenciais para a indicação do servidor que deve receber a honraria, entre outros, são: assiduidade, pontualidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade, eficiência, compromisso com o serviço público, atitudes e procedimentos na vida pública e pessoal condizentes com a moral, e, principalmente, o valor de sua contribuição para o engrandecimento do serviço público.

No entanto, ao longo das edições do evento ficou constatado que outras características dos candidatos eram o diferencial para a escolha. Servidores que, além do cumprimento das características citadas, expandem suas funções e são reconhecidos por sua força de vontade, por mudança de conceitos e posturas, pelas amizades que constituem, pela atenção e respeito com que tratam os colegas e o público que atendem, por sua solidariedade e trabalhos voluntários.

Assim como Silvio Carlos Luna Vianna, que dá nome à Medalha, os agraciados pela honraria marcam, a cada dia de trabalho, a história do Estado de Alagoas, por meio de um legado de honestidade, comprometimento e profundo senso de responsabilidade e observância à máquina pública. O intuito do reconhecimento é, portanto, valorizar esses servidores e, acima de tudo, inspirar e estimular cada vez mais o funcionalismo alagoano com as histórias de destaque. 

 
Solenidade de Outorga da Medalha ao Mérito Silvio Vianna / Teatro Deodoro (2017)