Sexta, 18 Outubro 2019 17:35
VALORIZAÇÃO

Histórias de amor pelo serviço público marcam 12ª edição da Medalha Silvio Vianna

Entrega da maior honraria destinada ao funcionalismo alagoano aconteceu nesta quinta-feira (18), no Teatro Deodoro

Honraria é entregue àqueles que se destacam pelo zelo, empenho e presteza no serviço público Honraria é entregue àqueles que se destacam pelo zelo, empenho e presteza no serviço público (Foto: Minne Santos)
Texto de Minne Santos

A emoção e o amor pelo que se faz tomaram conta de um dos eventos mais importantes para o funcionalismo alagoano. Na noite da última quinta-feira (17), o Teatro Deodoro abriu espaço para a 12ª edição da Medalha Silvio Vianna, a maior honraria entregue aos servidores públicos civis do Poder Executivo de Alagoas.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a solenidade homenageia dez colaboradores que tenham desempenhado um trabalho de destaque durante seus anos de serviço público.

0003.jpg

A honraria, na ocasião, foi entregue pelas mãos da secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e representante do governador Renan Filho, Cecília Rocha, e pelo anfitrião da solenidade, o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

“O momento de entrega da medalha é, sem dúvidas, o mais marcante do ano para nós que somos da Secretaria do Planejamento e Gestão. É quando podemos conhecer mais de perto histórias emocionantes, singulares, de pessoas que se doam diariamente por uma Alagoas melhor para todos, quando podemos reforçar que, por trás de cada avanço que o nosso estado alcança, há bastante dedicação e amor envolvidos. Os dez servidores agraciados hoje são símbolo desse empenho e deixam, assim como Silvio Vianna, o seu legado na história desse estado”, afirmou o secretário.

0002.jpg

Instituída pelo Decreto nº 3.986 de 2008, a Medalha configura um instrumento de reconhecimento e valorização dos servidores do Estado. Neste ano, uma das secretarias que mais tiveram representatividade no evento de outorga foi a da Educação, com quatro medalhistas dentre os dez homenageados.

“A medalha representa um reconhecimento desse serviço público que a gente faz com gosto e pela sociedade, uma satisfação grande. De uma certa forma, assim como Silvio, eu também dedico a minha vida ao meu serviço, independente de eu estar em sala de aula ou não. Os meus alunos são a minha inspiração, a minha motivação, minha energia. Eu gostaria que todos os professores conseguissem trabalhar para todos os alunos, e para cada um, que os olhassem na sua individualidade, porque, muitas vezes, isso é tudo o que eles precisam”, compartilhou a medalhista da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, Maria Aparecida da Silva.

0001-2.jpg

Destinada aos servidores públicos ativos do quadro permanente de cargos do serviço civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas, a honraria reconhece o empenho dos servidores que se destacaram pelo zelo, dedicação e pela presteza em suas áreas de atuação e nas causas de interesse público.

“Tudo passa muito rápido hoje em dia. Por isso, eu acho que a gente tem que deixar sempre um legado positivo. Esse legado positivo não é aquele em grande intensidade, em volume muito grande, mas aquele em que você pode ter a sensação de que transformou pessoas, de que você deixou algo de bom para que outros se espelhem e sigam em frente, mesmo quando você não estiver mais aqui”, pontuou o médico, professor e medalhista da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Roberto Teixeira.

Confira abaixo os nomes dos servidores que foram condecorados com a Medalha em 2019:

Antônio Fernando Souza - FAPEAL

Amadeu Alves da Silva Filho - SEDUC (Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto)

Damiana Maria Barbosa Jaires Melo - SEDUC (Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho)

Luiz Eugênio de Castro Barroca - ITEC

Maria Aparecida da Silva Barbosa - SEDUC (Escola Estadual Padre Aurélio Góis)

Rosângela Pereira de Lyra Lemos - IMA

Roberto Cordeiro de Andrade Teixeira - UNCISAL

Sílvia Jeanne Januário Soares - SEDUC (Escola Estadual João Morais Cavalcante)

Thiago José Tavares Ávila - SEPLAG

Valber de Freitas Matias - SESAU