Terça, 22 Março 2022 14:44
DESENVOLVIMENTO

Alagoas teve 11 trabalhos selecionados para o evento, que tem como tema “Inovação e Modernização Administrativa para os Estados”

Em Brasília, Alagoas apresenta cases de sucesso da gestão pública no Congresso Consad Gabriel Retondano
Texto de Ascom Seplag, com Ascom Consad

Para ampliar o debate de boas práticas da política brasileira com foco no bem estar do cidadão, a cidade de Brasília recebe, entre os dias 22 e 24 de março, o XI Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Considerado um dos maiores eventos nacionais voltados para a gestão pública no país, o Congresso é direcionado a servidores públicos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal, bem como autoridades, gestores e acadêmicos interessados na área.

Alagoas foi o terceiro que mais teve trabalhos aprovados no evento, com 11 artigos aprovados que discutem boas práticas da gestão pública brasileira. Os trabalhos da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), selecionadas para o Congresso, tratam desde a comunicação interna e a transformação digital de serviços até o processo de tomada de decisão baseada em dados.

Além disso, as apresentações demonstrarão nacionalmente as medidas mais efetivas, inovadoras e transparentes tomadas pelo o Governo do Estado, especialmente durante a pandemia da Covid-19. “Este é o maior congresso de Gestão Pública do Brasil, e nós fomos o terceiro estado que mais teve trabalhos aprovados. A presença de Alagoas com tantos trabalhos demonstra a assertividade com a qual viemos desempenhando nosso trabalho ao longo dos anos. Baseado em dados e ouvindo as demandas para tomar decisões, nosso estado deu exemplo se reinventando e superando desafios”, afirma o secretário do planejamento Fabrício Marques.

Com o tema “Inovação e Modernização Administrativa para os Estados”, a edição será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Plano Piloto. Estarão presentes todos os entes federativos analisando as transformações, no contexto socioeconômico e político, da realidade brasileira.

Espera-se reunir, aproximadamente, mil participantes nos três dias de conferência, com atividades que incluirão palestras, mesas redondas e diversas outras atrações nas áreas temáticas de: governo digital; gestão de pessoas; ciência de dados; compras públicas; comunicação institucional; gestão de ativos, concessões e parcerias público-privadas (PPPs); formação de liderança em gestão pública; escolas de governo; responsabilidade social, ambiental e de governança (ESG); e, por fim, transição de governo.

“A gestão pública precisa entregar medidas mais efetivas, inovadoras e transparentes, que coloquem as demandas do povo brasileiro, com todos os seus desafios, no centro das decisões. O Congresso será, então, uma oportunidade de mostrar e ampliar essa ‘nova face’ da gestão pública brasileira, que tem buscado com muita criatividade superar os grandes desafios, sem esquecer dos direitos e princípios básicos dos direitos universais”, declarou o secretário e também presidente do Consad, Fabrício Marques.

O Congresso Consad reunirá representantes da administração pública de todo o país e é dividido em dez áreas temáticas: gestão de pessoas, comunicação institucional/assessoria, governo digital, escolas de governo, compras públicas, formação de lideranças em gestão pública, ciência de dados, transição de governo, gestão de ativos, concessões e PPPs e responsabilidade ambiental, social e governança (ESG).

Programação de Alagoas no Congresso

No dia 22, serão apresentados os trabalhos: ‘Governo Orientado em Dados: Portal Alagoas em Dados e Informações’, Visualização de Dados Contribuindo para o Desenho de Políticas Públicas Mais Eficientes - O Censo Escolar Alagoano, Comunicação Interna em Tempos de Pandemia: Cases Melhores Amigos e Zap da Seplag.

No dia 23: Mapa Rápido Participativo das Grotas Maceió-Alagoas: Cartografia Social Para a Gestão dos Assentamentos Precários, Um Olhar Para o Futuro: Uma Análise da Concessão dos Serviços Públicos do Saneamento Básico do Estado de Alagoas, A Estruturação do Sistema Gestor Metropolitano de Maceió: Background da Concessão de Serviços Públicos do Saneamento Básico de Alagoas, Educação Mais Digital: Transformação Digital na Educação Pública de Alagoas, Programa Alagoas Mais Digital: Transformação Digital do Governo do Estado de Alagoas.