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06/06/2017 - 14h08m

Servidores alagoanos aprimoram técnicas de comunicação

Com o auxílio da Escola de Governo, funcionalismo aperfeiçoa o atendimento ao público por meio de qualificação

Servidores alagoanos aprimoram técnicas de comunicação

Na capacitação, os estudantes vêm aprendendo sobre o que é ser um comunicador (Fotos: Minne Santos)

Texto de Minne Santos
 
Atender à população é uma das tarefas que mais fazem parte do cotidiano dos servidores alagoanos e, embora essa seja uma das etapas mais importantes do serviço público, não é nada fácil de ser realizada. É justamente por isso que a Escola de Governo (Egal), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vem capacitando o funcionalismo em um curso que apresenta técnicas de comunicação e auxilia os servidores na hora de falar bem em público. 
 
Na capacitação, os estudantes vêm aprendendo sobre o que é ser um comunicador, como usar a voz, os feedbacks que eles precisam dar à população e a forma com a qual eles devem se portar diante dos outros. Tudo isso de uma forma dinâmica em que são apresentadas técnicas de expressão oral e da corporalidade. 
 
De acordo com a fonoaudióloga e professora do curso, Sheila Alves Belo, a boa comunicação é um dos grandes meios de desmistificar o conceito negativo que a população costuma ter sobre a prestação do serviço público. Segundo ela, é por meio da troca existente entre o emissor e o receptor que são aprimoradas as experiências pertinentes a esse campo. 
 
“O servidor público, como sendo o agente que vai lidar com o povo alagoano, precisa desenvolver seu serviço na melhor qualidade possível, e isso perpassa pela sua voz, pela forma como ele fala. Quando se há um bom comunicador, há um bom atendimento, já que a satisfação vem com muito mais prazer a partir do momento em que você trata, comunica e transmite a informação da forma adequada para quem está do outro lado”, explica a professora. 
 
Servidora da Emater, Marília Rezende procurou o curso porque sente dificuldades quando o assunto é falar em público. Segundo ela, a oportunidade é indispensável para crescer profissionalmente e proporcionar um atendimento de maior qualidade em Alagoas. 
 
“Estou no segundo dia da capacitação e minhas expectativas foram superadas. A professora tem nos dado todas as dicas para que a gente perca o medo e adote uma postura mais coerente e eficaz diante das pessoas. Aos poucos, vamos construindo uma nova forma de fazer serviço público”, afirma. 
 
Novos cursos 
 
O primeiro semestre de cursos da Escola de Governo já está sendo finalizado, mas os servidores do Executivo que tiverem interesse podem se inscrever na grade de capacitações para o segundo semestre deste ano. 
 
Cursos como Regime Jurídico Único, Gestão e Liderança, Desenvolvimento Gerencial e Práticas de Redação são alguns dos que já estão disponíveis os servidores. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://capacitacao.al.gov.br/ e seguir os procedimentos indicados no site. 
 
asassd
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