Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 07 Gestores aprimoram técnicas de liderança para o setor público
24/07/2017 - 17h26m

Gestores aprimoram técnicas de liderança para o setor público

Promovido pela Escola de Governo de Alagoas, curso de Desenvolvimento Gerencial apresenta estratégias para uma gestão pública mais eficiente

Gestores aprimoram técnicas de liderança para o setor público

Intuito do curso é fazer com que os gestores assimilem as principais estratégias de gestão da atualidade (Foto: Flávia Matos)

Texto de Minne Santos

Potencializar a prestação do serviço público por meio do conhecimento é um dos principais objetivos da Escola de Governo de Alagoas (Egal). E é justamente isso que gestores de diversos órgãos e secretarias do Estado vêm aprendendo a pôr em prática com o auxílio do curso de Desenvolvimento Gerencial, ofertado pela instituição que é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

De acordo com o professor Paulo Imbuzeiro, o intuito do curso é fazer com que os gestores assimilem as principais estratégias de gestão da atualidade e que adequem os conhecimentos obtidos para as particularidades de suas rotinas de trabalho.

“Todos os servidores do curso têm a oportunidade de vivenciar temáticas do dia a dia deles, trabalhamos seus principais desafios e os preparamos para saírem da Escola com um outro olhar a respeito da gestão pública. O intuito é formar líderes para uma gestão mais eficiente e eficaz”, explica.

Para a superintendente da Escola de Governo, Andréa Holanda, as demandas da sociedade têm feito com que a administração pública se reinvente e modernize suas práticas de gestão. Segundo ela, o início disso tudo não pode partir de outro ponto que não seja o conhecimento.

“Hoje, as instituições que querem entregar uma prestação de serviço de qualidade devem estar atentas e realizar análises críticas de suas práticas de gestão, mas essa visão estratégica depende de pessoas capacitadas, que tenham as teorias e práticas necessárias para transformar a realidade em que vivem. Esse curso é só um exemplo de como a profissionalização é essencial para entregar um serviço público eficiente e atual para a população alagoana”, pontua a superintendente da Egal.

Servidora do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), a alagoana Vanessa Almeida foi uma das gestoras que passaram pelo curso de Desenvolvimento Gerencial.  Para ela, o diferencial da capacitação foi a oportunidade de colocar em prática, ainda em sala de aula, as técnicas e teorias relacionadas ao tema.

“É a primeira vez que eu faço um curso da Escola e acho que abri com chave de ouro. Consegui resolver e aprimorar muitas das situações com as quais eu lido diariamente lá no hospital. O método do curso foi imprescindível, somos pessoas de diversas instituições do Estado e acredito que todos conseguimos alcançar o objetivo proposto”, afirma.

Para a servidora da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) Suely Pedrosa, as profissionalizações promovidas pela Escola de Governo refletem a preocupação do Estado em manter o funcionalismo cada vez mais atualizado.

“Esse foi meu segundo curso e eu estou impressionada com o nível da Escola. Às vezes, como em qualquer outro trabalho, a gente acaba se acomodando com o tempo, mas essas iniciativas estimulam o aprendizado e isso faz toda a diferença no dia a dia de trabalho e na vida. Ficamos mais motivados e, consequentemente, mais felizes”, explica Suely.

A expectativa é que mais servidores sejam capacitados no curso de Desenvolvimento Gerencial ainda no segundo semestre deste ano. 

Ações do documento